“Fazer com que jovens carentes de oportunidades e, muitas vezes excluídos socialmente, circulem pela cidade e apropriem-se do seu próprio território é um dos objetivos basilares do projeto", explica o defensor público Tauser Ximenes Farias, coordenador da ação. Ele afirma que o intuito é incentivar a participação de crianças e adolescentes na vida da comunidade local, garantindo o direito à convivência em sociedade, além de proporcionar um ambiente de lazer e incentivo à prática de esportes.
O Barra Futebol Clube, em Balneário Camboriú, foi o primeiro a aderir ao projeto recebendo crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade e também atendidas por ONGs em comunidades. "Um dos pilares do Barra FC é criar oportunidades aos jovens, seja em campo ou fora dele. E acho que é disso que esse projeto trata. Quem sabe o garoto que está aqui hoje acompanhando a partida não se encante com o futebol e, no futuro, ele seja um atleta, um preparador físico, um jornalista..." pontua Bene Sobrinho, presidente do Barra Futebol Clube.
O Avaí, time da Capital catarinense, também aderiu a parceria e levou os estudantes da rede pública de Florianópolis para conhecerem o maior ídolo do time, Marquinhos Santos, aumentando a corrente da inclusão por meio do esporte, cultura e lazer. Desde março de 2023, mais de 130 crianças e adolescentes participaram dessas ações visitando os centros de treinamento e indo aos jogos dos times envolvidos.