“Este apoio financeiro é importante para podermos dar andamento à formação dos professores como facilitadores de círculos de paz, nas escolas onde já ocorreu a primeira etapa do projeto, em Capivari de Baixo e Rio do Sul”, explica Juliane.
O projeto promove a prevenção, resolução e transformação de conflitos em situações de violência nas comunidades escolares do Estado de Santa Catarina por meio da sensibilização para a Justiça Restaurativa, utilizando a metodologia dos Círculos de Construção de Paz.
A defensora ressalta que as atividades fazem parte das iniciativas do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do Estado (GGJR-SC), instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 165/2019, na qual a DPESC é signatária.
O projeto Escola Restaurativa é dividido em três etapas: a primeira de sensibilizar a Unidade Escolar com a aplicação da prática circular como forma de resolução pacífica de conflitos no âmbito escolar; a segunda etapa consiste na capacitação dos atores da rede escolar na metodologia de Círculos de Construção de Paz e noções de Comunicação Não-Violenta (CNV); e a última consiste na implementação de núcleo de práticas restaurativas e de mediação nas unidades escolares.